sexta-feira, 23 de junho de 2017

(Milagre de Deus ) Por que carvalhos e castanheiras salvaram pequeno sítio do megaincêndio em Portugal

Foto mostrando 'ilha verde' em meio à destruição viralizou; botânico brasileiro explica que essas espécies, por serem folhosas e densas, diminuem a temperatura e armazenam água no solo, impedindo propagação do fogo.

Sítio em Portugal foi protegido por árvores como carvalhos e castanheiras durante incêndio (Foto: Cortesia do Jornal de Notícias)


Na última semana, um incêndio de grandes proporções matou 64 pessoas e deixou mais de 200 feridos em Portugal. Mas um sítio em Figueiró dos Vinhos, na região onde ocorreu a tragédia, ficou supreendementemente ileso.
Uma foto publicada no Facebook nesta semana mostra como o sítio se tornou uma pequena ilha verde em meio às cinzas deixadas pelas chamas.
A imagem foi compartilhada mais de 2 milhões de vezes no Facebook e recebeu mais de 1,5 milhão de reações.
O que mais chama a atenção na foto é o fato de dezenas de árvores e uma casa se manterem intactas em meio ao cenário de devastação.

É como se uma barreira formada por carvalhos, castanheiras, oliveiras e sabugueiros tivesse impedido o avanço do fogo.
"Apesar de não ser a minha propriedade, achei importante partilhar a imagem para demonstrar que as árvores nativas podem ser muito efetivas no combate ao fogo", explicou a mulher que tirou a foto, Tania Sullivan, ao jornal português "Jornal de Notícias".
O botânico Ricardo Cardim explicou à BBC Brasil que as árvores formaram um bolsão de umidade, que inibiu a destruição do sítio.
"Essas espécies com certeza impediram a destruição do sítio. Isso ocorreu porque elas são muito folhosas e densas. Quando estão com folhas, no verão, apresentam uma copa volumosa, o que causa uma diminuição significativa da temperatura, além de armazenar água no solo", afirmou o especialista brasileiro.
Cardim explicou ainda que é muito raro uma floresta com essas características ser atingida por um incêndio.
"Nas áreas preservadas da floresta amazônica, por exemplo, é quase impossível pegar fogo, mesmo nas estações secas", disse.
Para o botânico, que avalia a foto como chocante, o dono do sítio deve, inclusive, plantar mais árvores para proteger ainda mais sua propriedade.

"Ele tem que dar um beijo e um abraço em cada uma das árvores e cuidar muito bem delas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário